1977-2019 • 9 filmes • 13+
Sinopse: “A princesa Leia é mantida refém pelas forças imperiais comandadas por Darth Vader. Luke Skywalker e o capitão Han Solo precisam libertá-la e restaurar a liberdade e a justiça na galáxia.”
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Em Star Wars, o desenvolvimento científico é retratado como motor das inovações que permitem, entre outros, a viagem intergaláctica. Porém, também é mostrado o “lado sombrio” da tecnologia: a possibilidade de criação de super armas, como a Estrela da Morte, que pode aniquilar planetas inteiros.
RELIGIÃO
Não há dúvidas de que George Lucas cria a Força como uma alegoria a diversas religiões ocidentais e orientais, com referências bíblicas. Teóricos apontam semelhanças entre o personagem Luke Skywalker e Moisés. Em 2001, o ‘Jediísmo’ era a quarta maior religião no Reino Unido (Fonte: ONS-UK).
USO DA VIOLÊNCIA
Com filmes de ação e aventura, a saga apresenta um considerável teor de violência. Entretanto, os Jedi transmitem a mensagem do pacifismo: por exemplo, no Episódio V - O Império Contra-ataca, Mestre Yoda explica a Luke que um Jedi usa a Força somente para meios de informação e autodefesa - e nunca para agressão.
RESPEITO AO IDOSO
Mestre Yoda é o principal membro do Conselho Jedi, admirado por suas habilidades com a Força e sua vasta sabedoria. Embora personagem fictício, o pequeno verde ancião manifesta a importância da valorização dos mais velhos em quesitos de experiência e ensinamentos.
TRANSTORNOS MENTAIS
Em um artigo de 2015, psicólogos argumentam que Star Wars é um exemplo de temas psiquiátricos: C3PO tem TOC; Yoda tem dislexia superficial; Luke Skywalker, esquizofrenia prodrômica. E Jar Jar Binks é um exemplo facilmente identificável de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
TIRANIA E QUEDA DA DEMOCRACIA
A segunda trilogia de Star Wars mostra como democracias viram ditaduras. Sheev Palpatine, que é chanceler da República, conspira para atacar a imagem dos Jedi, provocar o medo e tomar o controle como imperador. A lição é sintetizada nas palavras da senadora Padmé Amidala: “Então é assim que a liberdade morre, com um estrondoso aplauso”.
MOVIMENTOS ATIVISTAS
Após a ascensão do Império Galáctico, Jedis e forças opositoras se unem para formar a Aliança Rebelde, em prol da liberdade e da volta da democracia. O sentimento de revolta popular dos heróis se assemelha ao de movimentos contemporâneos de ativismo por direitos fundamentais ao redor do planeta.
DISCURSO DE ÓDIO
Declarando os Jedi como traidores, Palpatine solicitou a execução da Ordem 66: autorização para um genocídio em massa dos Jedi pelos stormtroopers. Milhares foram mortos ao redor da galáxia pela ordem fascista. O nome dos soldados espaciais não era coincidência: a ala paramilitar original do Partido Nazista era chamada de Sturmabteilung (Storm Division).
EXEMPLO DE INTRODUÇÃO
Tema: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” (Enem 2016)
“No universo de ‘Star Wars’, os mestres Jedi foram aniquilados pelos lordes Sith, seguidores de uma seita inimiga. Liderados por Darth Sidious, eles depuseram a República e instauraram um regime ditatorial. Fora dos cinemas, a intolerância religiosa é uma realidade no Brasil, tornando necessário o seu combate, para a manutenção da liberdade individual e da cidadania.”*
*Introdução por Débora Aladim, utilizada no Enem 2016 com nota 920