Série

Como usar Heartstopper na redação

2022- • 1 temporada • 30min • 12+
Sinopse: “Nesta série sobre amadurecimento, os adolescentes Charlie e Nick descobrem que são mais que apenas amigos e precisam lidar com as dificuldades da vida escolar e amorosa.”


BULLYING

Baseada na HQ homônima, a série acompanha Charlie Spring, um garoto gentil que vive com as marcas emocionais do bullying. Após ter sido tirado à força do armário para o colégio no ano anterior, ele se torna alvo de olhares, insultos e comentários homofóbicos diários de seus colegas do time de rúgbi.


EDUCAÇÃO DE SEXO ÚNICO

Dentro da Truham Boys School, é visto como o sexismo, a homofobia e a transfobia são acentuadas em escolas de sexo único. Apesar de existir uma certa experiência universal de pessoas queer no que tange à escola, a narrativa demonstra os efeitos nocivos da segregação no ambiente escolar.


RELACIONAMENTO ABUSIVO

No início da trama, Charlie mantém um relacionamento secreto com Ben, no qual é mal tratado e forçado a se encontrar às escondidas. Em determinado momento, Ben impulsiona o menino contra a parede e começa a beijá-lo à força, até que o popular Nick Nelson intercede e resgata o amigo.


SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA

A relação de Charlie e Nick floresce quando os dois sentam juntos em aula, mas uma faísca acende para além da amizade. Em toda a sua confusão, Nick passa por uma jornada de autodescoberta da sexualidade: das pesquisas no Google ao despertar bissexual ao assistir Piratas do Caribe com a mãe.


TRANSGENERIDADE

Elle é uma aluna transgênero que estudava com os meninos e vai para Higgs, a escola vizinha apenas para meninas. Durante sua transição, ela sofre provocações cruéis tanto de seus colegas quanto da diretoria escolar, a qual se recusa a chamá-la pelo nome social e reprova a largura de seu cabelo.


LESBOFOBIA

Na nova escola, Elle conhece Tara e Darcy, duas namoradas que estão prontas para divulgar publicamente o seu relacionamento. Quando finalmente publica uma foto assumindo sua sexualidade, Tara deve lidar com a lesbofobia dos internatutas e o tratamento diferente por suas colegas de classe. 


ACOLHIMENTO FAMILIAR

Cansado de manter o amor por Charlie em segredo, Nick decide assumir sua sexualidade para a mãe, brilhantemente interpretada por Olivia Colman. A mãe ouve com atenção e demonstra seu carinho incondicional pelo filho. A aceitação familiar é um fator de grande influência na constituição da identidade pessoal.


REPRESENTATIVIDADE

Com um tom doce e otimista, “Heartstopper” aborda assuntos importantes da sociedade sem resumir os seus personagens LGBTQIA+ a desgraças e fatalidades. Sua promessa está na história da simples felicidade no amor, especialmente para um grupo ao qual histórias do tipo foram negadas por tanto tempo.


EXEMPLO DE INTRODUÇÃO
Tema: “O papel do nome social na luta contra a transfobia no Brasil”

Em “Heartstopper”, Elle é uma aluna transgênero em processo de transição na Truham Boys School, uma escola britânica apenas para meninos. Antes de ser transferida, ela sofre agressões verbais por seus colegas e pelo diretor do colégio, que se recusa reiteradamente a utilizar seu nome social. Diante disso, pode-se observar, assim como na série, a falta de respeito à identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no Brasil. Decerto, o respeito do nome social desempenha papel fundamental na garantia da dignidade e no combate ao preconceito dirigido a esse grupo no país.