2018 • 2h13min • 14+
Sinopse: Starr Carter é uma adolescente negra de 16 anos que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial branco, e está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.
BRUTALIDADE POLICIAL
“O Ódio que Você Semeia” acompanha a adolescente Starr Carter após testemunhar o assassinato de seu amigo negro desarmado, Khalil Harris, por um policial branco. Sem motivo, o guarda para o carro dos dois e, ao ver o garoto alcançando algo, atira e o mata: era uma escova.
DISTORÇÃO DE DISCURSO
Após o evento, Khalil passa a ser retratado na mídia como traficante de drogas e é enfatizada sua suposta agressividade como justificativa à ação do policial. O pai do oficial vai à televisão para fazer um discurso emocionado sobre o risco de vida a que seu filho estava submetido na hora.
IMPUNIDADE E JUSTIÇA
Mesmo com o testemunho anônimo de Starr, o policial não é condenado e é dito que agiu em legítima defesa. A injustiça faz com que Starr e integrantes do movimento negro vão às ruas e comecem uma revolta com saques, fogo e gritos.
ESTEREÓTIPOS NEGROS
O tratamento de policiais e a visão hostil da sociedade frente à população negra revela a perpetuação de estereótipos negros de bandidagem, violência e envolvimento com drogas. Starr estuda em uma escola privilegiada, e esconde suas gírias e modos de falar para não a olharem assim.
RACISMO VELADO
Amiga de Starr, Hailey representa o racismo enraizado que parece invisível aos olhos de quem o pratica. Com a morte de Khalil, ela quer protestar para perder aula e sente pena do policial pelos ataques a sua pessoa.
CASAIS INTER-RACIAIS
Starr namora um menino branco de sua escola, Chris. Como um casal inter-racial, os dois sofrem resistência por julgamento de seus amigos e famílias. Starr, por exemplo, esconde seu relacionamento de seu pai por medo do que ele dirá.
RECONHECIMENTO DOS PRIVILÉGIOS
Chris defende que não vê Starr por sua cor, então ela afirma que não ver sua negritude é não a enxergar. Assim, ele reconhece que o discurso de que todos são iguais é um privilégio daqueles que nunca sofreram em razão de sua cor.
O CICLO DA POBREZA RACIAL
Maverick, pai de Starr, explica que o racismo nega aos negros os recursos necessários à prosperidade financeira. Sem opção, muitos se rendem ao tráfico e fomenta-se o estereótipo social racista e a violência policial. Assim, cria-se um ciclo vicioso da pobreza segregadora.
EXEMPLO DE INTRODUÇÃO
Tema: “Caminhos para combater o racismo no Brasil” (Enem 2016)
No filme de 2018 “O Ódio que Você Semeia”, Starr Carter é uma adolescente negra que presencia o brutal assassinato de seu amigo, Khalil, por um policial branco. O filme se torna mais que nunca importante quando episódios de violência policial direcionada à população negra persistem na realidade brasileira: a morte de João Pedro, de 14 anos, no Rio de Janeiro, foi estopim de motins e protestos em 2020. Logo, fica claro que, para o combate ao racismo no Brasil, são necessários o fim da impunidade aos agressores e a conscientização social pelo respeito igualitário.