2014-2018 • 6 livros • 3 filmes • 14+
Sinopse: “Em um futuro apocalíptico, o jovem Thomas é escolhido para enfrentar o sistema. Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, ele não consegue se lembrar nem de seu nome. Na comunidade isolada em que foi abandonado, ele conhece outros garotos que passaram pelo mesmo. Para conseguir escapar, Thomas precisa descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr muito.”
MEMÓRIA COMO IDENTIDADE
Em “Maze Runner”, Thomas é um jovem que acorda em um elevador subterrâneo sem memória. Em uma comunidade onde todos buscam descobrir sua identidade, a saga traz a reflexão: seriam as pessoas a soma de suas memórias ou há uma essência intrínseca a cada um, independente de nossas experiências?
ESTADO DE ANOMIA
Sozinhos, os garotos são apresentados a um estado de anomia: a ausência de normas sociais, segundo Émile Durkheim. Assim como Durkheim propunha a divisão do trabalho como solução, eles estabelecem uma sociedade funcional com a criação de um sistema rígido de leis, uma hierarquia social e tarefas diárias.
SEXISMO
Por 2 anos, a Clareira é formada apenas por meninos, até que chega Teresa. No livro, Alby, o líder, com medo de a estuprarem, coloca guardas para protegê-la. São dirigidos insultos sexistas a Teresa, como fraca e indefesa, mas ela prova ser mais corajosa, mais forte e mais inteligente do que a maioria dos meninos.
EXPERIMENTOS HUMANOS
Ao finalmente escapar do labirinto, Thomas e seus amigos descobrem que fazem parte de um experimento da organização CRUEL (Catástrofe e Ruína Universal: Experimento Letal). A experiência tinha como objetivo estudar o cérebro dos adolescentes em situações adversas, como medo, ansiedade, terror.
ERUPÇÕES SOLARES
É explicado que, 15 anos antes de “Maze Runner”, enormes explosões solares devastaram o planeta e a civilização humana. No mundo real, tempestades solares preocupam por outra razão: se uma erupção dessas proporções atinge a Terra, pode haver um colapso dos sistemas de eletricidade e internet por anos.
ESCASSEZ DE RECURSOS
Seis meses após a catástrofe, foi estimado que havia alimento e água potável suficiente apenas para 70% da população restante. Assim, duas visões surgem para o modo de ação: enquanto alguns sugerem racionamento de recursos, cientistas acabam por desenvolver um vírus mortal para eliminar os outros 30%.
PANDEMIA GLOBAL
Em pouco tempo, o vírus foge de controle e se torna uma pandemia, eliminando grande parte da população mundial. Uma pequena porcentagem, a maioria com menos de 20 anos, é descoberta imune ao vírus e é então inserida nos experimentos da CRUEL, na esperança de encontrar uma cura à doença mortal.
EXEMPLO DE INTRODUÇÃO
Tema: “Coronavírus e a emergência na saúde global”
Na saga juvenil “Maze Runner”, é retratado um mundo pós-apocalíptico em que a civilização humana é dizimada por um vírus letal, altamente contagioso. Na esperança de encontrar um antídoto, jovens imunes são estudados em simulações para descobrir o que fazem deles diferentes dos demais. No contexto atual, a série não poderia ser mais assustadora: diante de um vírus real, cientistas correm para salvar vidas ceifadas ao redor do mundo e prevenir o novo colapso econômico do século XXI.