2014-2016 • 3 livros • 3 filmes • 14+
Sinopse: “Em uma Chicago futurista, onde as pessoas estão divididas em cinco facções com base em suas personalidades, Beatrice Prior descobre ser uma divergente, alguém que se encaixa em mais de uma facção.”
CATEGORIZAÇÃO SOCIAL
Na distópica cidade de Chicago, a sociedade é dividida em 5 facções, uma para cada virtude: Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza. A divisão de grupos é dita a responsável pela manutenção da paz, mas é visto como ela acaba por agravar tensões, gerando competição e mitos de superioridade.
TESTE VOCACIONAL
Ao completar 16 anos, todos os jovens passam por um teste para decidir a qual facção pertencem. A cada um é dado liberdade de escolha após o teste, mas sem volta atrás. A trama se assemelha ao dilema da escolha vocacional, em que jovens em idade pré-matura são dados a escolha de uma vida inteira.
NÃO CONFORMIDADE
Nem todos conformam à norma. Assim como, na vida real, nem todos são capazes de decidir-se em uma carreira ou identificar-se com um rótulo, em “Divergente”, nem todos se encaixam nas facções. Os Divergentes são aqueles com aptitudes de mais de uma facção, perseguidos pelo governo como criminosos.
SITUAÇÃO DE RUA
O recíproco também é verdadeiro: aqueles que não apresentam as virtudes de nenhuma facção, vivem em situação de rua sem cuidado ou auxílio algum do Estado. Abandonados e invisíveis, os sem facção são mais uma analogia a problemas do mundo real, revelando como um sistema é falho ao descartar minorias.
MANIPULAÇÃO GENÉTICA
Em “Convergente”, é explicada a origem do sistema distópico: Chicago se tornara sede de um experimento para recuperar o genoma humano após a modificação genética se disseminar. Aqueles pertencentes às facções haviam sido modificados, e os Divergentes seriam aqueles mais próximos ao genoma puro.
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Par da protagonista Tris, Quatro (Tobias Eaton) foge de casa para escapar de seu pai abusivo. Marcus Eaton é líder da Abnegação e mantinha uma imagem pública de bom e carinhoso, enquanto chegava em casa apenas para bater em seu filho com um cinto. Mais tarde, ele afirma que “formou seu caráter”.
EXEMPLO DE INTRODUÇÃO
Tema: “Limites da edição genética em seres humanos no século XXI”
Na série de livros “Divergente”, a busca pelo melhoramento genético de características como inteligência, medo e honestidade causam o colapso da humanidade e a perda do genoma original humano. Em um experimento, Chicago é dividida em cinco facções e aqueles chamados de “divergentes”, que pertencem a mais de uma facção, representariam a volta ao genoma puro. Fora da ficção, fica claro que técnicas recentes de edição genética constituem tanto um avanço quanto um perigo à sociedade, enquanto eliminam predisposições a doenças mas carregam um potencial destrutivo nas mãos erradas.