2008-2012 • 4 livros • 5 filmes • 13+
Sinopse: "A estudante Bella Swan conhece Edward Cullen, um belo mas misterioso adolescente. Edward é um vampiro, cuja família não bebe sangue, e Bella, longe de ficar assustada, se envolve em um romance perigoso com sua alma gêmea imortal."
STALKING
O casal que conquistou o mundo, a humana Isabella Swan e o vampiro Edward Cullen, é dito por alguns como exemplo do crescente fenômeno de “stalking”: após se conhecerem, Edward segue e vigia Bella a todo momento, aparecendo no seu quarto todas as noites para observá-la.
ABUSO SEXUAL
Quando Bella vai a Port Angeles acompanhar as amigas em uma tarde de compras, ela é abordada por um grupo de homens em uma rua sem saída. Os homens expressam o desejo explícito de assediá-la, mas Edward, que a estava observando, chega antes de que algo pior pudesse acontecer.
COLONIALISMO
A rivalidade entre vampiros e lobisomens em Forks teve origem com a chegada dos vampiros em terras já ocupadas pelos ancestrais lobisomens. A cena retrata bem o padrão da colonização de povos indígenas: brancos europeus adentrando e dominando terra pertencente aos povos nativos.
VEGETARIANISMO
A família Cullen é apresentada como vampiros “vegetarianos”, guiados pela ética de não se alimentarem de humanos. Embora o conceito não seja o mesmo, o vegetarianismo dos vampiros ressalta o poder de escolha no hábito alimentar e da repressão dos desejos selvagens instintivos por um bem maior.
PRECEITOS RELIGIOSOS
Stephenie Meyer, autora dos livros, pertence à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmon), movimento religioso cristão. Seus preceitos religiosos são ecoados pelas obras, como a virgindade até o matrimônio e a puridade de Bella e seus amigos ao não beberem e festejarem como os demais.
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Bella tem 18 anos e acaba de se formar quando engravida de Edward na lua de mel em terras brasileiras. Pesquisas apontam que gestações como essa, na adolescência, muitas vezes indesejadas, representam risco para o corpo ainda em transformação e são uma das maiores causas da evasão escolar no Brasil.
DOAÇÃO DE SANGUE
Em 2008, uma campanha de doação de sangue em São Paulo utilizava a saga para dizer “Nem só os vampiros precisam de sangue”. Em Crepúsculo, a importância do sangue é destacada, por exemplo, quando Bella fica grávida, episódio no qual ela depende da doação de sangue por outros para sua sobrevivência.
EXEMPLO DE INTRODUÇÃO
Tema: “Caminhos para combater o abuso sexual de crianças e adolescentes”
Na saga de livros Crepúsculo, Isabella Swan é uma adolescente apaixonada pelo vampiro Edward Cullen. Em uma noite com as amigas, ela é abordada em um beco sem saída por um grupo de homens assediadores, mas o namorado vampiro chega a tempo para evitar o pior. Fora das páginas, milhares de crianças e adolescentes no Brasil passam por experiências similares de abuso sexual— um quadro perpetuado pelo tabu na sociedade brasileira sobre o tema e pela dificuldade da denúncia a famílias e instituições estatais.