2020- • 1 temporada • 40min • 18+
Sinopse: "Depois que um hacker vaza segredos de estudantes para toda a escola, Sofia decide descobrir a identidade do hacker misterioso antes que mais segredos sejam revelados."
PROTEÇÃO DE DADOS
“Control Z” gira em torno de uma escola em que a rede Wi-Fi não é devidamente segura e permite a um hacker acessar os dados privados de estudantes e posteriormente vazá-los, causando desconforto.
BULLYING
Luis, um menino tímido e artístico, é mais uma vítima da cultura do bullying nas escolas, rotineiramente agredido e zombado por Gerry e seus amigos.
TRANSFOBIA
A primeira vítima do hacker é Isabela, uma aluna transsexual que muda de cidade para recomeçar, mas agora vê seu passado de volta à tona e, com ele, o preconceito.
HOMOFOBIA
No caso de Gerry, é revelado que seu histórico de pesquisas incluía vídeos íntimos homossexuais, e vê-se a homofobia tanto em sua refutação quanto na humilhação por seus amigos.
CORRUPÇÃO/VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Raúl vê o escândalo político de corrupção de seu pai, ex-governador, sendo exposto pelo hacker. Quando chega em casa, seu pai está furioso e abusa da força física contra o filho.
AUTOMUTILAÇÃO
A protagonista, Sofia, sofre de traumas com a morte de seu pai e antissociabilidade, desenvolvendo um comportamento grave: a frequente automutilação, tanto em casa quanto na própria escola.
CUIDADO! SPOILERS DA 1ª TEMPORADA
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Após um caso com Pablo, Maria descobre que está grávida e entra em pânico. Ao contar para o amante, ele vira às costas e diz que o problema é dela, não dele.
EXEMPLO DE INTRODUÇÃO
Tema: “A questão da privacidade dos cidadãos na internet”
Na série mexicana “Control Z”, um hacker consegue acessar os celulares dos alunos do Colégio Nacional e inicia uma série de vazamentos constrangedores. Para tanto, a falta de segurança na rede sem fio da instituição é apontada como uma das maiores causas. Fora da ficção, é clara a necessidade de maior proteção dos dados pessoais tanto pelos provedores quanto pelos usuários. Afinal, certas coisas não podem ser desfeitas pelo comando “control-Z”.